O que é a Aerotermia?

A AEROTERMIA é uma tecnologa limpa que extrai até 77% da energia contida no ar ambiente.

As máquinas de aerotermia são do tipo bomba de calor de última geração concebidas para produzir arrefecimento no verão, aquecimento no inverno e, se o desejar, água quente todo o ano.

Como funciona?

As unidades de aerotermia, quando operam em modo de aquecimento ou em água quente, extraem a energia contida no ar exterior, inclusive com temperaturas abaixo de zero, e transferem-na para a habitação seja para aquecimento seja para água quente sanitária.
aerotermia es toshiba

A aerotermia produz mais energia do que consome:

Com a utilização da aerotermia, produzimos mais energia térmica do que a energia elétrica consumida. Para um equipamento com rendimento (COP) 4,5 em aquecimento, produzimos 4,5 kW de potência térmica por cada 1 kW consumido de eletricidade. Portanto 78% da energia produzida é gratuita. Como é possível?

A Aerotermia é energia limpa

É uma tecnologia que junta a eletricidade, a um processo mecânico e químico para aproveitar a energia contida no ar exterior. Para tal, utiliza um ciclo frigorífico reversível (Bomba de Calor) para produzir arrefecimento, aquecimento e água quente.

De acordo com o tratado de Paris de 2016, adotado por mais de 170 países, podemos acreditar que no futuro a aerotermia será a solução para o conforto e uma das chaves na redução das emissões de carbono.

A aerotermia é sustentável. A bomba de calor é hoje em dia considerada como uma fonte de energia renovável.

Não há qualquer tipo de combustão para aquecer. Não emite fumos nem gases nocivos para a atmosfera.

Produtos com Aerotermia da Toshiba:

água quente aerotermia

A Aerotermia é poupança

A energia que extrai do ar é gratuita.

Só se paga pelo consumo elétrico, que pode chegar a ser apenas 22% da energia produzida numa máquina com rendimento (COP) de 4,5 (por exemplo a unidade Estía Gamma da Toshiba).

Este baixo consumo energético face ao gás propano, ao gasóleo, a lenha, os pellets…, torna estas unidades numa solução energética de referência para  habitações, edifícios de escritórios, aeroportos, cinemas, clínicas e qualquer tipo de negócio ou edifício público.

A aerotermia é já uma realidade como sistema de aquecimento e arrefecimento em moradias, mas também na produção de água quente sanitária (AQS).

O AQUECIMENTO COM AEROTERMIA É 25% MAIS BARATO DO QUE POR GÁS

Quer conhecer os dados?


Aerotermia é aquecimento e arrefecimento

  • Um equipamento de aerotermia pode fornecer aquecimento através ventilo-convetores, radiadores de média e baixa temperatura ou piso radiante.
  • O mesmo equipamento pode fornecer também arrefecimento.
  • Produz água quente sanitária (só a gama Estía da Toshiba).
Estía aerotermia Toshiba

Aerotermia e Toshiba

Bomba de calor Toshiba con aerotermia en radiadores, conductos o suelo radiante y una unidad exterior


+ Informação sobre aerotermia: 

Como é possível extrair 77% da energia do ar?

Para uma produção de 100 unidades de energia térmica, a aerotermia utiliza cerca de 22 de eletricidade e as restantes vai buscá-las ao ar, sem custos...

Qualquer temperatura do ar exterior acima do zero absoluto (-273,15 ºC) contém energia que um equipamento de aerotermia pode utilizar. Mesmo abaixo de 0 ºC exteriores, temos uma grande quantidade de energia aproveitável no ar exterior para transferir para o interior das nossas habitações ou estabelecimentos.

"A aerotermia bombeia calor, que é energia de transição gratuita, mesmo que estejam 7 graus abaixo de zero no exterior, o ar tem energia suficiente para mudar o estado do gás refrigerante no interior da unidade que absorve esta energia que transmitimos sob a forma de calor desde o exterior para o interior da nossa habitação.

E isto é renovável, sustentável e barato, graças a uma tripla revolução tecnológica em climatização: revolução eletrónica no controlo, mecânica de materiais e química de refrigerantes"", Carlos Gómez, diretor da Toshiba Ar Espanha.

Eficiência energética

Não multiplicamos a energia, isso não é possível, simplesmente extraímo-la de uma forma eficiente do ar exterior com muito baixo consumo.
O consumo elétrico é maioritariamente utilizado para alimentar o compressor da unidade.

Graças à tecnologia Inverter e aos compressores "Twin Rotary" da Toshiba, os equipamentos podem trabalhar com velocidade variável, abaixo e acima da sua capacidade nominal, ajustando-se em em tempo real às necessidades de arrefecimento, aquecimento ou água quente necessária, o que cria condições de conforto, gestão e poupança não possíveis com uma caldeira tradicional por exemplo.

O rendimento em equipamentos com Aerotermia da Toshiba chega a 488% (Estía Beta) ou a 520% (Daiseikai 10) em unidades do tipo mural ou mesmo superior a 700% em algumas combinações do sistema Mini SMMSe (VRF - Caudal de Refrigerante Variável) para escritórios ou grandes residências e nos nossos equipamentos VRF para edifícios.

  

Qual a poupança esperada?


Até 70% de poupança nas faturas de aquecimento e água quente sanitária (AQS), relativamente a outros sistemas como gasóleo, gás ou pellets. 

A aerotemia é a solução adequada para novas construções, para moradias geminadas, unifamiliares, condomínios e também para a reabilitação de edifícios.

 

 

A aerotermia não queima, nem faz fumo


Os sistemas convencionais de aquecimento queimam algo para aquecer, aproveitando o poder calorífico de cada material, líquido, sólido ou gasoso. Este tipo de sistemas, não conseguem atingir um rendimento de 100% pois produzem resíduos ou contêm partículas não combustíveis que são pagas mas não são queimadas.

A aerotermia e as bombas de calor, da Toshiba chegam a ter rendimentos de 700%.

Qualquer aquecimento por combustão gera gases nocivos de efeito de estufa ou contaminam o ambiente das nossas cidades. A aerotermia é uma energia limpa. Não contamina.

É uma tecnologia limpa que aproveita e protege a natureza.

A energia aerotérmica é sustentável

O consumo elétrico elimina as tradicionais emissões de C02 nas instalações. 

É necessário um exercício de responsabilidade para com os nossos filhos e o planeta deixando de queimar materiais para nos aquecermos.

A aerotermia substitui os sistemas tradicionais:

Pela sua poupança, segurança e conforto, substitua os sistemas convencionais de combustão (carvão, gás ou gasóleo), caldeiras de condensação e aquecedores elétricos por resistência.

poupança

segurança

conforto

Deseja mais informações sobre a aerotermia?

Vamos ajudá-lo a encontrar a solução mais eficiente para o seu caso.

 

 

Vamos estudar o seu caso. Solicitar informações.

Eu quero um Toshiba

Vamos colocar você em contato com um instalador profissional.